Seleção de Imagens

Hoje seleccionam-se imagens e planifica-se trabalho para dois dias a cumprir na próxima semana. Procurar encontrar os lugares exactos onde o meu avô esteve décadas antes de mim, e fazer os mesmos registos com a finalidade de nos podermos consciencializar do quão mudou o espaço.

A ideia é depositar depois estes registos no #RepositóriumMMLXVIII para memória futura. Este é, como já expliquei em ocasiões diversas, mais uma derivação, um aproveitamento e uma forma de valorizar o espólio fotográfico de Amândio Felizes Tetino. É mais um dos inúmeros sub-projectos do #ProjectoReferentes. É absolutamente entusiasmante a multiplicidade de intervenções que se podem fazer com base num espólio desta natureza.

A zona do Pocinho, por alturas da construção da barragem e agora.

À medida que nos vão chegando as confirmações (todas eles entusiasmadas) de pessoas das mais diversas àreas, que irão contribuir para o #repositorium2068, este projecto torna-se mais e mais apaixonante Um verdadeiro tesouro a ser encerrado para memória futura, em foz Côa.Quero antes de tudo agradecer aos meus amigos e companheiros destas aventuras, sem os quais nada disto seria possível: Ao Pedro Daniel, ao Lopo Lansm Ctl, à Susana Pires, ao Dinis Ângelo, à Pinto Lurdes Ao João Calhau, ao Paulo Pinto e ao Paulo Delgado. Sem vocês nenhuma destas aventuras acontecia. Cabe a esta equipa a inventariação, a catalogação, o condicionamento e toda a gestão do projecto. Difícil encontrar melhor equipa. Grato que vos estou.

Quero agradecer também ao Dr. José Ribeiro pelo entusiasmo com que acolheu esta iniciativa e porque aceitou o convite de endereçar os convites e dinamizar os trabalhos naquilo que concerne à participação de pessoas e instituições fozcoenses. Quero agradecer aos amigos e artistas que aceitaram o desafio de redigir reflexões acerca das “Vanguardas da Memória”, em primeiríssimo lugar ao Dr. João Mendes Rosa pela coragem, e seguidamente ao Pedro Figueiredo, à Rosa Branca Figueiredo, ao António Prata, ao Jorge Manuel Mendes, ao Victor Afonso, à BJ Boulter, à Brigitte von Humboldt, à Vera Christians, à Rosa Pereira, à Esther Muntañola, ao Odysseas Tosounidis, à, Montserrat Villar González, Ao Jorge Velhote, à Maria Afonso, ao João Rasteiro, ao Antonio Navarro e à Sónia Cabello, á Ana Correia. Estes foram artistas e escritores que já aceitaram o desafio. Desejo também agradecer de antemão a todos os outros que foram convidados e que ainda não responderam ao desafio.

Muito Obrigado a todos.

Rui Campos.